Historia da Cidade
História
Conta-se que, há muitos anos, uma mula caiu no rio que passa próximo à cidade com uma grande quantidade de açúcar, deixando a água completamente doce. Daí veio o nome da cidade... A história de Água Doce começa em 1838, quando o paranaense José Ferreira dos Anjos organizou uma bandeira para capturar os índios e explorar a região. O lugar chamava-se então Encruzilhada – somente em 1943 recebeu o nome de Água Doce, ao tornar-se distrito. A primeira estrada foi construída em 1930, trecho que, hoje, faz parte da SC-452.
Turismo
Água Doce é tranqüila e limpa, como toda cidade do interior. Quinto maior município catarinense em extensão, dispõe de belas paisagens, rios com peixes, riachos, quedas d’água, vales verdes, trilhas ecológicas, uma grande variedade de fauna e flora, e inúmeras fazendas abertas ao turismo rural e ecológico. No centro da cidade, visite a Igreja Matriz, e a Praça Macagnan, entre a Prefeitura e a Igreja. Há um locomóvel a vapor - um legítimo Lans Mannhein fabricado na Alemanha em 1900, que pertenceu à família Luchese, e o doou à Prefeitura em 1996 - e uma Imbuia de mais de 100 anos. Vá também ao Morro São José.
Infra-estrutura turística - A rede hoteleira urbana de Água Doce ainda é tímida, mas são muitas as fazendas e pousadas abertas ao turismo rural.
Destaque
Os destaques de Água Doce são a sua história, sua cultura e artesanato, com ênfase em entalhe e esculturas em madeira, pintura, porcelana
Como Chegar
Água Doce fica no entroncamento de duas importantes rodovias estaduais do Meio-Oeste, a SC-452 (que liga a BR-282 à BR-153) e a SC-454. Ascesso também pelas rodovias SC-451 e 453.